segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VII Aniversário do Instituto Ricardo Brennand!



Ontem, tarde de domingo ensolarada, dia de festa e música da mais alta qualidade perceptível aos ouvidos humanos.

Foi este o cenário que vivenciamos ao lado do castelo em estilo Inglês do Instituto Ricardo Brennand.

Celebrando o VII Aniversário do Instituto Ricardo Brennand, a sociedade recifense teve a primazia de prestigiar um dos mais belos encontros: A união da música clássica erudita com o bucólico espaço criado pelo cidadão e empresário recifense Ricardo Brennand. O evento foi realizado na área externa do IRB com a presença da Orquestra Sinfônica do Recife(OSR), regida pelo Maestro Osman Gioia e os 70 músicos que com um toque esplendoroso fez os nossos olhos brilharem mais forte no domingo de primavera ao lado do castelo e do lago que embelezam a paisagem do IRB. O público a cada apresentação respondia com palmas intermináveis e vibrantes. Realmente o trabalho da OSR foi perfeito! A mão do maestro parecia flutuar ao conduzir os músicos numa perfeita harmonia. E o mais interessante foi a troca de energia entre o público e os músicos. O bucolismo e a paz que paira sobre aquele lugar unido com a BOA MÚSICA da Orquestra Sinfônica do Recife, fez-me transportar para o mais íntimo e espirituoso, lugar no ser humano: o meu interior. Em meio a tanto corre-corre que vivemos hoje, fica cada vez mais difícil adentrar em nós, e a música me ajuda a sentir um pouco de mim, da minha espiritualidade e da presença Divina em habita dentre de cada ser. É Deus se manifestando pela Arte e pela Natureza criada por Ele. Infelizmente somos invadidos por todas as formas de comunicação existentes com as mais ridículas construções que muitos teimam em chamar de “música” e como disse o maestro Osman: “Nosso ouvidos são muito sacrificados”. É lastimante ver nossa sociedade, nossas crianças e nossos jovens crescerem absorvendo tanto LIXO MUSICAL e TELEVISIVO e as forças governamentais simplesmente ficam de braços cruzados permitindo que as rádios e canais televisivos propalem tanta programação fútil e pobre culturalmente. Acho que o POVO BRASILEIRO MERECE COISA MELHOR!

Mas o meu intuito, aqui é relatar a boa experiência que tive no evento em comemoração aos sete anos do Instituto Ricardo Brennand. Parabenizar a todos os músicos da orquestra e acima de tudo a toda equipe do IRB que trabalharam para que aquele momento marcasse as nossas vidas com uma experiência única e encantadora. E de fato isso aconteceu! Adorei o excerto do Balé Dramático “O Lago dos Cisnes” do compositor russo Tchaikovsky, da grande aula com poucas palavras, dada pelo Maestro da OSR e da suíte dos Beatles. FOI TUDO MUITO PERFEITO!!! PARABÉNS!!!

Vai aqui a minha gratidão ao Sr. Ricardo Brennand por este presente dado a mim e toda sociedade recifense!

Atenciosamente,

Lídia Valões

Nenhum comentário: